Núcleos
09/09/2020 às 13:38
Queremos trazer nosso olhar colaborativo para o negócio do futuro, o empreender social, na pergunta; "Como podemos tornar nossos empreendimentos sociais sustentáveis, isto é, com impacto social relevante e resultado econômico duradouro?
Se as perguntas movem o mundo e a resposta lhe atrai, continue lendo, caso contrário ...Muitas iniciativas sociais não conseguem realizar todo o seu potencial e impacto positivo com sustentabilidade financeira por dificuldade na gestão e falta de metodologia/tecnologia.
Apesar do propósito e esforço das pessoas é recorrente as dificuldades de gestão, de financiamento e prestação de contas, deixando investidores com insegurança em financiar esses projetos. Por isso, o Núcleo de Empreender Social – Nós Social, da ACIBALC, desenvolveu a Jornada da Sustentabilidade para Negócios Sociais. Esta tecnologia em desenvolvimento para negócios sociais se organizarem com assessoria e capacitação, de maneira sustentável deve acontecer por meio de um modelo de gestão e desenvolvimento de competências de liderança com foco em impacto social e resultado.
A jornada adota como metodologia e prática de aprendizagem a vivência das experiências na construção das escolas Waldorf pelo mundo, trazendo a pedagogia social como “a arte do encontro através dos 7 processos sociais”.
Ao olharmos para a sociedade e profundamente sentirmos e observarmos o seu pulso, perceberemos um "organismo vivo" que está incessantemente conectando indivíduos com a natureza, consigo mesmo e com outros seres humanos. Em nosso corpo, existem 7 processos vitais que sustentam a vida, cada um com suas próprias tarefas, respirando, aquecendo, nutrindo, segregando, mantendo, crescendo e reproduzindo, os quais harmoniosamente trabalham não só para tornar a vida possível, mas também para tornar o desenvolvimento humano atingível.
E quando em serviço à coletividade a sabedoria dos 7 processos vitais se torna processo social, quando incorporados à alma, esses processos atuam no aprendizado que, quando espiritualizados, trazem significado para o encontro humano. Desta forma, os processos sociais, ou seja, encontrando, atendendo (com Interesse), fomentando, reconhecendo, dando continuidade, expandindo, e criando novas formas sociais é a base que nutri a “jornada da Sustentabilidade para Negócios Sociais”.
Organizada em etapas são desenvolvidas ao longo de 12 meses nos seguintes processos: (1) Diagnóstico Social, Juridico e Econômico; (2) Planejamento Estratégico Tri-anual para cada projeto habilitado; (3) Reunião mensal de análise e busca de resultados; (4) Assessoria/Capacitação técnica da Gestão e da tecnologia; (5) Plano de Mídia e execução da comunicação do projeto; (6) Administração do projeto: gestão e prestação de contas; (7) Avaliação crítica dos impactos e resultados.
Para conectar seu empreendimento social:
https://acibalc.com.br/nucleo/nucleo-de-empreendedores-sociais
Fontes consultadas: https://www.pedagogiasocial.com.br/
Palestra de Walkyria Machado, http://www.anaba.com.br/
Veja este artigo e muito mais na Revista Hub: https://issuu.com/hubinnovation/docs/revista_hub_2ed
ACIBALC. Todos os direitos reservados. 2025