Santa Catarina ganha Rede Catarinense de Compliance

Foi lançada nesta terça-feira, 7/5, na sede da Facisc, a Rede Catarinense de Compliance. A iniciativa partiu da Facisc e mais oito entidades empresariais. O propósito da Rede é fortalecer a cultura de Compliance em Santa Catarina, difundir o conceito, a troca de informações e boas práticas entre entidades e empresas catarinenses, reunir profissionais e especialistas. “Queremos expandir o acesso à cultura de compliance e levar o conceito para um número cada vez maior de empresas independente do porte”, ressaltou o diretor de sustentabilidade da Facisc, Mário Sérgio Zilli Bacic.

O lançamento da Rede aconteceu juntamente com a realização do primeiro curso sobre Governança, Riscos e Compliance, que foi ministrado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), Edmo Colnaghi Neves. “É estratégico as empresas terem compliance. Temos visto os riscos de violações aumentarem no Brasil e ter o compliance ajuda garantir a prosperidade e a longevidade”, comentou o palestrante.

Além de desmistificar o tema principalmente para as micro e pequenas empresas, a Rede quer mostrar que o Compliance minimiza riscos, aumenta a competitividade, traz um diferencial estratégico e competitivo, e a garante a longevidade das empresas. “Compliance é para todos. Para começar implementar o conceito as empresas precisam ter uma pessoa responsável, um código de conduta, dar treinamentos, comunicar, e ter canais para receber informações. Estes são os itens essenciais para que as empresas iniciem um programa de compliance”, destacou o palestrante e presidente doIBDEE.

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, mais do que nunca o setor empresarial precisa conhecer, como também aplicar o conceito nos negócios, pois nunca se levou tão a sério a reputação das empresas quanto atualmente. “O mercado está mais consciente e exigente e por isso é necessário dar transparência as ações”, ressaltou o presidente.

Além da Facisc, compõem a Rede: a Acats, a Aemflo, a Acif, Ciee, CRA-SC, CRC-SC, Iasc e o IBDEE.




Voltar